Notícias

Tomada de posse do Núcleo de Coordenação Nacional da Promoção da Saúde

À margem do Seminário: Ano dos trabalhadores e cuidadores de saúde 2021, teve lugar nesta quarta-feira, 22 de setembro, foram empossados pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima e pelo Diretor Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, os membros do Núcleo de Coordenação Nacional da Promoção da Saúde.

Um total de 24 membros do núcleo formado por representantes de diversos serviços e instituições que directa ou indirectamente desenvolvem e implementam acções de promoção da saúde, contribuindo assim para o reforço do Sistema Nacional de Saúde.
tomada de posse núcleo

Segundo a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, os pontos focais do Núcleo ora empossadas tem como missão apoiar a intensificar as intervenções de promoção da saúde de modo a contribuir para a redução das principais causas evitáveis de morte, de incapacidade e das principais sequelas das doenças em Cabo Verde e é neste sentido que a mesma exprimiu que o “Ministério da saúde e Cabo Verde conta muito o apoio de todos os membros deste núcleo.

“Temos de ter cada vez mais a consciência de que a promoção da saúde é transversal, daí a missão do INSP na coordenação das políticas de promoção da saúde numa perspetiva multisetorial e pluridisciplinar que é claramente definido no plano nacional de promoção da saúde. Por isso, Maria da Luz Lima diz considerar um passo fundamental “senão um dos mais importantes na devolução da promoção da saúde aonde deve estar”, afirmou.

De saleintar que as intervenções de promoção da saúde requerem uma abordagem multissectorial e pluridisciplinar, conforme consta nas atribuições do instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), enquanto entidade coordenadora da adoção de políticas de promoção da saúde no país. Essa abordagem passa necessariamente pela constituição e operacionalização de uma rede nacional de promoção da saúde, em todos os níveis, nomeadamente, nacional, regional, municipal e local.

E é neste sentido, que com a aprovação do Conselho da Administração do INSP e em articulação com a Direção Nacional da Saúde, decidiu-se a formalização do Núcleo de Coordenação Nacional de Promoção da Saúde.