Logotipo e Simbologia

logo insp thumbnail

O Logotipo do INSP constitui elemento identitário de grande importância, cujo o objetivo é representar a identidade visual da Instituição.

O design gráfico, as cores utilizadas e as simbologias que dele faz parte, são referênciais da missão e das atribuições do INSP.

Assim, os que dele fazem uso não devem em nenhuma circunstância utiliza-lo de forma indisciplinada.

MEMÓRIA DESCRITÍVA

O logotipo do INSP é composto pelas seguintes simbologias:

O Globo – Em representação implícita através de uma semicircular, reproduz para o INSP a universalidade do saber e da pesquisa. As pesquisas em saúde promovidas e realizadas pelo INSP têm como foco a contribuição para o saber universal.

Pessoas – As imagens gráficas das pessoas a partir de uma perspetiva vista de cima, incluídas no semicírculo, simboliza o objeto e o sujeito das intervenções do Instituto. Representa as pessoas no sentido coletivo e patenteia a perspetiva de saúde pública coletiva.

Microscópio – A imagem gráfica do microscópio inserida de forma implícita está acoplada à letra “I” do INSP, representando a pesquisa no campo da saúde e simboliza particularmente, a valência laboratorial do INSP. O Instituto tem competências atribuídas de vários laboratórios, nomeadamente: Laboratório Nacional de Saúde Pública e outros conexos.

A inscrição “Cabo Verde” – Situa o INSP no globo/mundo e identifica de forma explicita a origem geográfica do INSP e simboliza os alicerces sobre os quais a Instituição está sustentada.

A inscrição “Instituto Nacional de Saúde Pública” – É a identificação explicita da Instituição.

As Cores: descrição

Azul – Representa a cor do planeta, da bandeira nacional e simboliza a serenidade e a pureza traduzidos na área da saúde como sinónimo de saudável.

Branco – simboliza a pureza e o bem-estar.

Últimas Notícias