Notícias

INSP promove atelier para atualização do Plano de Comunicação de risco para a Covid-19

O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) realizou, entre os dias 20 e 21 de abril, um atelier com vários parceiros, par a atualização do Plano de Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário para resposta a pandemia de covid-19.https://covid19.cv/…/INSP-Plano-de-comunica%C3%A7%C3…

O atelier que durou dois dias na cidade da Praia, teve como objetivo analisar e promover uma discussão juntos dos vários intervenientes em matéria de enfrentamento da pandemia da covid-19, para, com base na atual situação, adaptar e atualizar Plano de Comunicação de Risco, tendo em conta os contextos de surgimento de novas variantes, a vacinação, o aumento de casos entre outros.
IMG 9138 copy
 

O atelier contou com a participação para além do sector da saúde, dos sectores segurança e proteção civil, sociedade civil, associações comunitárias, e organismos internacionais como a OMS, e a Unicef.

Desde o início da pandemia em março de 2020, foi elaborado um primeiro Plano de Comunicação de Risco que orientou as ações e as atividades de sensibilização a nível nacional, até o momento. Entretanto segundo o INSP várias medidas a nível nacional foram adotadas em resposta à pandemia, particularmente preventivas. Contudo, no contexto atual, é notório o aumento de comportamentos de risco na população em várias localidades, como a diminuição do uso ou uso incorreto de máscaras, a aglomeração de pessoas em várias circunstâncias sem medidas de proteção, mas também face a situação de novas variantes é necessário adaptar a comunicação a esta nova realidade.