Assinala-se hoje 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração este ano sob o lema “Use o Coração para Prevenir”, com intuito de consciencializar a população a respeito dos problemas cardiovasculares e com foco no incentivo para a mudança do estilo de vida, adotando assim hábitos mais saudáveis de alimentação, exercícios e lazer. Ou seja, usar o coração para tudo o que faz bem ao coração. Usar o coração para prevenir é também fazer com dedicação, com devoção e entrega, sabendo à partida que vale a pena mudar. Mudar hábitos e comportamentos não é fácil, mas não é impossível.
E é neste sentido que o Ministério da Saúde / Direção Nacional de Saúde em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública realiza no próximo dia 01 de outubro, sexta-feira, um Webinar alusivo a efeméride, a ter lugar na sala de reuniões do INSP.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o planeta. E pode ser causada por múltiplos fatores: desde tabagismo até diabetes, passando por hipertensão e obesidade, poluição do ar ou patologias menos comuns, como doença de Chagas ou amiloidose cardíaca.
Para as 520 milhões de pessoas que vivem com doenças cardiovasculares, a pandemia de COVID-19 tem sido avassaladora. Eles correm maior risco de desenvolver complicações se contraírem o vírus.