Este evento realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e parceiros da “Iniciativa2021 – Ano do AVC”, ocorreu na manhã desta quinta-feira,21, na sala de reuniões do INSP, com transmissão online, e promovido no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, fazendo jus ao lema deste ano: “Agir para o Futuro – Melhorar a produção, a Nutrição, o Ambiente e as condições de Vida”.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Evandro Monteiro e contou com a intervenção da Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima.
Na ocasião, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Evandro Monteiro, sublinhou que Cabo Verde de modo geral e transversal tem criado mecanismos que nos tem permitido adequar condições cada vez mais sustentáveis no que tange a alimentação e aspetos nutricionais da nossa população.
Conforme reforçou este mecanismo tem sido nomeadamente na introdução de novas variedades de plantas e animais que se adaptam às nossas condições climáticas, políticas de mobilização e distribuição de água com recursos a energias limpas, mecanismos de controlo nos produtos de origem animal com certificado de qualidade, a fiscalização frequente nos estabelecimentos de venda, entre outras medidas para proporcionar uma alimentação segura, em qualidade e quantidade.
Durante a sua intervenção o Secretário de Estado disse que o momento é propicio para a produção de instrumentos estratégicos politico-legais que orientam, regulam e inspecionam o que é consumido em Cabo Verde, com particular atenção aos produtos importados que maior representatividade na base alimentar dos Cabo-verdianos.
De acordo, com a Presidente do INSP, no plano de atividade das iniciativas do ano, foram organizados um conjunto de atividades com intuito de contribuir para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis e reduzir os fatores de risco associados às doenças crónicas não transmissíveis e as suas consequências.
Maria da Luz Lima referiu também que essas duas iniciativas, 2019 ano de Hipertensão e 2021 ano do AVC têm como base sensibilizar a população, os decisores políticos e toda a sociedade civil sobre fatores de risco e as doenças que afetam a nossa população e que são importantes problemas de saúde publica. A presidente do INSP considerou ainda que as iniciativas são importantes e fundamentais para que “os cabo-verdianos tenham cada vez mais e melhor saúde”.
“A ideia é chamar atenção para essas questões importantes de saúde pública e apelar também ao envolvimento e colaboração de todos, para que tenhamos mais e melhores indicadores de saúde”, realçou a presidente.
A Presidente destacou que trata esta de uma iniciativa do INSP mas que tem toda a colaboração do Ministro da Saúde, da Direção Nacional da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e de todas as representações relacionadas com saúde e parceiros, com intuito de impulsionar ações conjuntas que contribuem para a diminuição da morbilidade e mortalidade por AVC ou por hipertensão e sua consequências.
De realçar, que durante o mês de outubro, a iniciativa promoveu várias atividades, com destaque para o Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro e o Dia Mundial do AVC – 29 de outubro.
Para além da sessão de abertura, este seminário incluiu duas apresentações focados no tema Segurança Alimentar e nutricional.