Notícias

“Doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade” Cardiologista Vanda Azevedo

De acordo com Coordenadora do Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Cardiocerebrovasculares, Vanda Azevedo, as Doenças cardiovasculares já há alguns anos é uma das principais causas de mortalidade em Cabo Verde e no mundo. Esta afirmação foi feita esta manhã, 01 de outubro, durante a mesa redonda realizada no âmbito do Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Mundial do Coração, na cidade da praia.

Ao ser ver, as causas das doenças cardiocerebrovasculares estão ligadas aos fatores de riscos como a inatividade física, o tabagismo, o alcoolismo, a hipertensão arterial, a diabetes e o colesterol alto. “se nós conseguirmos controlar esses fatores de risco, temos uma prevalência de 30% na população em geral”.

No entanto com base num estudo de um rastreio mundial integrado realizado nos últimos 3 anos, “1/3 das pessoas hipertensas não sabem que o são”, e os que “fazem a medicação quase 50% não estão controlados, porque tomam a medição”, e “não tomam atenção nos outros cuidados relacionados ao estilo de vida, ou seja, fazer exercício físico e comer com pouco sal”.

Neste sentido a cardiologista Vanda Azevedo, observou que neste caso existe um paradoxo, pois “a doença cardiovascular é previnivel em 80%, e pode ser rapidamente diagnosticável e prevenivel”, então “porquê adoece e mata tanto?”.

Questionado sobre os idosos, salientou que os idosos são uma população de grande risco pela idade, por isso “há que ter cuidados com os nossos idosos, e fazer a prevenção antes mesmo de chegarem aos 70 anos, por terem vazos mais rígidos e não se adaptam muito às alterações das pressões arteriais”.

A cardiologista Vanda Azevedo aproveitou a ocasião para deixar a seguinte mensagem não só para os idosos, mas direcionado a toda a população cabo-verdiana “neste dia eu sugeria que as pessoas desde da infância se protegessem, e fazer aquilo que é o correto ou seja, uma dieta equilibrada, evitar o consumo de sal e gorduras, praticar exercícios físicos, não fumar, ingerir álcool com moderação.