Agenda

DIA MUNDIAL DO RIM – 14 de marco de 2019

 

LEMA: Saúde do rim para todos em toda parte 

Banner DMR 2019

 

Em Cabo Verde o dia foi assinalado com varias atividades, QUER SABER MAIS CLIQUE AQUI

 

Dia do Rim Cabo Verde

  • Doença renal

850 milhões pessoas em todo o mundo estão agora estimadas a ter doenças renais de várias causas. As doenças renais Crônicas (DRC) causam pelo menos 2,4 milhões mortes por ano e são agora a 6ª causa de morte que mais cresce.

A lesão renal aguda (LRA), um importante condutor da DRC, afeta mais de 13 milhões pessoas em todo o mundo e 85% desses casos são encontrados em países de baixa e média renda (IMIC). Cerca de 1,7 pessoas são estimadas para morrer anualmente por causa de LRA.

Além disso, a DRC e a LRA são importantes contribuintes para o aumento da morbidade e mortalidade por outras doenças e fatores de risco, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, bem como infeções como HIV, malária, tuberculose e Hepatite. Além disso, a DRC e a LRA em crianças não só levam a morbidade e mortalidade substanciais durante a infância, mas também resultam em questões médicas além da infância.

  • Desafios à saúde dos rins: disparidades e acessos

Apesar da crescente carga de doenças renais em todo o mundo, As doenças renais Crônicas (DRC) e a lesão renal aguda (LRA), surgem frequentemente devido as condições sociais em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo a pobreza, a discriminação de gênero, a falta de educação, os perigos ocupacionais e a poluição entre outros.

O transplante é considerado o tratamento mais econômico da DRC. No entanto, tem altos custos de configuração com relação à infraestrutura e requer equipes altamente especializadas e não pode ser feito sem backup de diálise. Requisitos de infra-estrutura física e jurídica e viés cultural contra a doação de órgãos muitas vezes apresentam barreiras em muitos países, fazendo a diálise a opção padrão.

Este ano, o dia mundial do rim se propõe a sensibilizar para o elevado e crescente fardo das doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e gestão de doenças renais.

Saúde do rim para todos em toda parte apela à cobertura universal da saúde (UHC) para a prevenção e o tratamento adiantado da doença de rim.

O objetivo final de uma política de UHC é promover a saúde da população assegurando o acesso universal, sustentável e equitativo aos cuidados médicos essenciais da alta qualidade, protegendo povos do empobrecimento da saúde e melhorando a equidade na saúde através dos socioeconômicos Grupos.

Especificamente, a WKD apela a todos para que defendam medidas concretas em todos os países para melhorar os cuidados renais:

  • Incentivar e adotar estilos de vida saudáveis (acesso a água potável, exercício, dieta saudável, controle do tabaco. Muitos tipos de doenças renais podem ser prevenidos, atrasados e/ou mantidos controle quando medidas de prevenção apropriadas estão em vigor.
  • Fazer triagem para doenças renais uma intervenção primária de saúde, incluindo o acesso a ferramentas de identificação (por exemplo, urina e exames de sangue). A triagem de indivíduos de alto risco e o diagnóstico precoce e o tratamento são rentáveis para prevenir ou retardar as doenças renais em estágio terminal.
  • Garantir que os pacientes renais recebam serviços básicos de saúde de que necessitam (por exemplo, pressão arterial e controle de colesterol, medicamentos essenciais) para atrasar a progressão da doença sem sofrer dificuldades financeiras.
  • Apelo a políticas transparentes que regulem o acesso equitativo e sustentável aos serviços avançados de cuidados de saúde (por exemplo, diálise e transplante) e uma melhor proteção financeira.