Agenda

Dia Mundial da Sida – 1 de dezembro

O Dia Mundial da Sida que se assinala a 1 de dezembro, em todo mundo, visa alertar as populações para a prevenção contra o VIH/SIDA e lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.

VIH2 copy

“Conheça o seu estado” é o tema do Dia Mundial da SIDA deste ano, cujo 30º aniversário será comemorado em 1º de dezembro próximo.

Em 2015 o acesso ao tratamento da SIDA atingiu 15 milhões de pessoas, mas mais de 60% das pessoas com VIH continuam sem acesso à terapia anti-retroviral. O objetivo é chamar a atenção para as pessoas que ficam para trás neste acesso, como jovens, pessoas transgénero, homossexuais e pessoas que consomem drogas.

Segundo a ONUSIDA, desde 1988, houve progressos significativo na resposta à SIDA e, até o momento, três em cada quatro pessoas que vivem com o HIV sabem seu status. No entanto, e como mostrado no último relatório da ONUSIDA, ainda há um longo caminho a percorrer, para alcançar as pessoas que vivem com HIV e não sabem seu status e garantir o acesso aos serviços de apoio e prevenção de qualidade.

O teste de HIV é essencial para expandir o tratamento e garantir que as pessoas que vivem com o HIV sejam capazes de levar uma vida saudável e produtiva. É também essencial para alcançar os objetivos 90-90-90 e capacitar as pessoas para ter capacidade de decisão em relação à prevenção do HIV, para que eles possam proteger a si e seus entes queridos.

Infelizmente, muitos obstáculos continuam a dificultar o teste de HIV: o estigma e a discriminação desencorajam as pessoas a fazer o teste e o acesso a testes confidenciais continua a ser problemática.

Entretanto existem muitas maneiras novas de expandir o acesso ao teste de HIV, nomeadamente os Testes de autodiagnóstico, testes comunitários e testes para o diagnóstico de várias doenças que estão ajudando as pessoas a conhecer seu status sorológico.

Programas de testagem para HIV devem ser expandidos. Para isso, a vontade política e os investimentos são necessários, bem como novas abordagens para testes de HIV que sejam inovadoras e façam uso e cobertura otimizados.

Para este Dia Mundial da SIDA, a ONUSIDA convida a todos a unir esforços para aumentar a conscientização sobre a importância de se conhecer o status sorológico e pedir a eliminação de qualquer impedimento para aceder os testes de HIV.

Sida –Síndrome da Inomodificiência Adquirida, é uma doença provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, que foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença.

As formas de transmissão são através de:

  • Relações sexuais desprotegidas;
  • Contacto com sangue infetado;
  • De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.

O vírus não se transmite pelo ar espirros ou tosse. Por isso não há qualquer risco no contacto social quotidiano com pessoas infetadas pelo VIH.