Agenda

Dia mundial da diabetes assinalado este ano sob o lema “A Família e o Diabetes”

O mundo inteiro assinala no dia 14 de novembro o Dia Mundial do Diabetes, este ano de 2018, o lema escolhido é “A família e o diabetes” com o objetivo de chamar a atenção para o impacto da diabetes nos indivíduos e nas famílias e o importante papel que desempenham na prevenção e controle da doença.

“As famílias podem ajudar a reduzir o diabetes, promovendo estilos de vida saudáveis ​​e apoiando os familiares com diabetes. Nós temos um papel a desempenhar.” Esta afirmação é da Diretora Regional da OMS para Região Africana, Matshidiso Moeti, que na sua mensagem para o Dia Mundial da Diabetes considerou que embora os genes familiares possam ser a causa da diabetes, o apoio familiar pode ser um benefício-chave para pessoas com diabetes.

Por exemplo, as famílias podem optar por comprar e servir dietas saudáveis ​​e equilibradas, incentivar a participação em atividades físicas e promover ambientes saudáveis. A prevenção da diabetes tipo 2 e outras doenças não transmissíveis deve começar na infância e continuar por toda a vida.

Ainda segundo ao OMS, a Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não usa eficientemente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que regula o açúcar no sangue. O efeito do diabetes descontrolado é a hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue), que com o tempo, danifica gravemente muitos órgãos e sistemas, especialmente os nervos e vasos sanguíneos.

A diabetes tipo 1 (também chamado de insulino-dependente, juvenil ou de início na infância) é caracterizado pela baixa produção de insulina e requer a administração diária desse hormônio. A causa da diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e não pode ser prevenida com o conhecimento atual.

Seus sintomas consistem, entre outros, na excreção excessiva de urina (poliúria), sede (polidipsia), fome constante (polifagia), perda de peso, distúrbios visuais e fadiga e esses sintomas podem aparecer de repente.

A diabetes tipo 2 (também chamado de diabetes não dependente de insulina ou de início na idade adulta) é devido ao uso ineficiente de insulina. Este tipo representa a maioria dos casos mundiais e é em grande parte devido ao excesso de peso corporal e inatividade física.

Os sintomas podem ser semelhantes aos do diabetes tipo 1, mas frequentemente menos intensos. Consequentemente, a doença só pode ser diagnosticada quando já se passaram vários anos de evolução e surgirem complicações.

Até recentemente, esse tipo de diabetes só era visto em adultos, mas hoje em dia também se manifesta em crianças.

A diabetes gestacional é caracterizado pela hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue) que ocorre durante a gravidez e atinge valores que, apesar de maiores que o normal, são inferiores aos estabelecidos para o diagnóstico de diabetes. Mulheres com diabetes gestacional estão em maior risco de complicações durante a gravidez e parto. Além disso, tanto eles quanto seus filhos correm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

Geralmente é diagnosticada por testes pré-natais, e não porque a paciente relata sintomas.

Consequências da Diabetes

Com o tempo, a diabetes pode danificar o coração, os vasos sanguíneos, os olhos, os rins e os nervos.

  • Adultos com diabetes têm um risco 2 a 3 vezes maior de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
  • A neuropatia dos pés, combinada com a redução do fluxo sanguíneo, aumenta o risco de úlceras no pé, infeção e, finalmente, amputação.
  • Retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira e é o resultado de danos aos pequenos vasos sanguíneos da retina que se acumula ao longo do tempo. 2,6% dos casos globais de cegueira são consequência do diabetes.
  • A diabetes está entre as principais causas de insuficiência renal.

Como prevenir

Tem sido demonstrado que medidas simples relacionadas ao estilo de vida são eficazes na prevenção da diabetes tipo 2 ou retardam seu início. Para ajudar a prevenir a diabetes tipo 2 e suas complicações, deve-se:

  • alcançar e manter um peso corporal saudável.
  • permanecer fisicamente ativo: pelo menos 30 minutos de atividade regular de intensidade moderada na maioria dos dias da semana; 
  • adotar uma dieta saudável que evite açúcar e gorduras saturadas.
  • evitar o consumo de tabaco, pois aumenta o risco de sofrer de diabetes e doenças cardiovasculares.
  • Diabetes copy

Diabetes copy