Decorre na cidade da Praia, de 11 a 15 de outubro um encontro de trabalho para a elaboração do Manual Nacional de Biossegurança, envolvendo técnicos dos laboratórios públicos e privados sob a coordenação dos laboratórios de saúde pública do Instituto Nacional de Saúde Pública.
Em Cabo Verde os laboratórios seguem as normas internacionais de biossegurança e boas práticas, entretanto, é fundamental a criação do manual nacional de Biossegurança, tendo em conta as especificidades dos laboratórios existentes no país, e que promova as boas práticas e o cumprimento de procedimentos de forma a minimizar ou eliminar a exposição ao perigo e riscos dos profissionais que laboram nos laboratórios.
E é neste sentido, que este manual procura dar respostas a uma lacuna na implementação das normas e das boas praticas em biossegurança de forma uniforme em todos os laboratórios a nível nacional, enquadrado na abordagem “Uma Só Saúde” e com isso garantir que sejam cumpridas essas orientações técnicas. E ainda fornecer informações e orientações praticas para facilitar o cumprimento das boas praticas, visando prevenção, controlo, redução e/ou eliminação dos fatores de risco inerentes aos processos de trabalho que possam comprometer a saúde humana, o meio ambiente e a qualidade do trabalho.
De relembrar que esta atividade surgiu na sequência de uma Avaliação Externa Conjunta (JEE) realizada em Cabo Verde em 2019 que identificou uma capacidade limitada em matéria de biossegurança e bioproteção no país.
De realçar que, esta atividade conta com a parceria do Instituto Nacional de Saúde – Dr Ricardo Jorge em Portugal e da Organização Mundial da Saúde.
Prevê-se a validação desse manual nos próximos meses.